A dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em Kia EV3, venceu este fim de semana o E-Rally Crédito Agrícola Alentejo Central Reguengos/Mourão, terceira prova (de um total de seis) do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO.

Numa prova organizada pela secção de desporto automóvel da Sociedade Artística Reguenguense, a dupla Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, da New Energy Team/Kia – ACP Electric – BP, apoiada pelo Welectric, regressou às vitórias no Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO. Depois da vitória no Oeiras Rally, com este triunfo no Alentejo Central, a dupla Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo soma duas vitórias em três provas no Campeonato 2025.

“Para mim tem um significado especial ganhar esta prova, pois acontece nas comemorações do 40º aniversário do clube organizador, que sempre esteve muito ligado ao todo o terreno, modalidade que acompanhei por muitos anos”, comenta Eduardo Carpinteiro Albino. 

O piloto elogiou ainda o “itinerário escolhido, com destaque para a inclusão, sobretudo no último dia, de um elevado número de provas em pisos de terra, o que me agradou bastante uma vez que desde os primeiros anos de competição que também estive ligado ao todo o terreno”.

Eduardo Carpinteiro Albino acrescenta que “o Campeonato de Novas Energias está muito competitivo e não foi fácil conseguir esta vitória”, aproveitando para felicitar a “organização por uma prova muito competitiva e um agradecimento especial ao José Carlos Figueiredo, que fez uma navegação exemplar, e à Kia, ACP Electric, BP, Fidelidade, Welectric e EMEL que nos apoiam”.

“Foi uma prova que nos correu bem e com uma competitividade muito forte, que é já apanágio deste campeonato, e na qual também houve uma pontinha de sorte porque a equipa francesa também estava muito forte, mas o engano na colocação de uma das médias fê-los perder pontos, sendo de destacar o trabalho exemplar do José Carlos Figueiredo que fez mais uma vez uma navegação irrepreensível, com uma contribuição ímpar para alcançar lugares de topo e vencer”, declarou Carpinteiro Albino.

Numa prova extremamente competitiva, como tem sido apanágio das mais recentes etapas da edição 2025 do campeonato, os restantes lugares do pódio foram ocupados por Carlos Silva/Sancho Ramalho, num BMW i3, e Filipe Maia/Tiago Caio, num Polestar 4.

Emilien Le Borgne/Alexandre Stricher, em Dacia Spring 65, foram os quartos da classificação, ficando o “Top 5” fechado com Nuno Serrano/Ivo Tavares.

“Ainda não foi uma prova sem problemas, mas foi uma grande evolução em relação ao que aconteceu em Gaia. Temos tido algumas dificuldades com os novos aparelhos de medição, que usamos este ano, mas gostei da evolução durante a prova e estou confiante que em Proença-a-Nova poderemos estar a disputar os lugares do pódio”, diz Nuno Serrano.

Nuno Serrano/Ivo Tavares

Aliás, este 5º lugar obtido por Nuno Serrano/Ivo Tavares, a outra dupla New Energy Team/Kia – ACP Electric – BP, também apoiada pelo Welectric, o Kia – ACP Electric – BP também ganhou por equipas, fazendo o pleno de vitórias nas três provas já realizadas do campeonato deste ano.

Ainda relativamente à classificação por equipas, em segundo lugar ficou a equipa “Prolama Competição” e em terceiro a “UVE Eco Rally Team | Atlante”.

Quanto à componente de Eficiência Energética, a vitória foi para a dupla Emilien Le Borgne/Alexandre Stricker, num Dacia Spring 65, seguidos de Nuno Geada/Sofia Geada, num Mini Cooper SE, e Ana Faria/Rita Nepomuceno, num Hyundai Kauai, equipa esta que também venceu a classificação para melhor equipa feminina.

Já a Power Stage, que se disputou no final da tarde de sábado, teve como vencedor a dupla Filipe Maia/Tiago Caio.

O Campeonato Portugal de Novas Energias – PRIO segue agora para a Proença-a-Nova onde, nos dias 26 e 27 de julho, se realiza o Eco Rally Proença-a-Nova.



Artigo anteriorHíbridos plug-in: nova geração já não tem medo da autonomia
Próximo artigoNavigator “transforma” livros vendidos na Feira do Livro na plantação de 7.000 árvores