No âmbito do acordo-quadro assinado em 2023, a autoridade e operadora de transportes públicos belga De Lijn, na região da Flandres, efetuou uma encomenda para a aquisição de 100 autocarros elétricos articulados Iveco E-Way.
Esta encomenda faz parte do atual acordo-quadro assinado em 2023 e vem juntar-se aos 141 autocarros E-Way de 18 metros que estão atualmente a ser entregues. A entrega destes novos veículos está prevista para começar no último trimestre de 2026.
“A De Lijn tem como objetivo oferecer transportes públicos atraentes e totalmente livres de emissões em toda a Flandres até 2035”, afirma a diretora-geral Ann Schoubs. “Os autocarros articulados representam uma parte significativa de toda a nossa frota. Por isso, esta encomenda é muito importante para nós. Tal como todos os nossos futuros autocarros elétricos, estes serão equipados com pontos de carregamento USB, uma rampa elétrica para passageiros com mobilidade reduzida, ventilação e aquecimento melhorados e ecrãs de grandes dimensões com informações em tempo real sobre as paragens.”

Por sua vez, Giorgio Zino, Diretor de Operações Comerciais da Iveco BUS Europe, destaca a “renovada confiança da De Lijn” na Iveco “que representa um grande reconhecimento para a nossa marca. Agradecemos calorosamente a sua aposta no nosso modelo E-Way de 18 metros. Com esta encomenda, a Iveco Bus terá a sua maior frota de autocarros elétricos articulados na Bélgica. É uma honra apoiar a De Lijn na sua missão de tornar os transportes ainda mais atrativos e sem emissões.”
Sendo 100% elétricos, os autocarros E-Way estão em sintonia com os objetivos da De Lijn de oferecer transportes públicos sem emissões até 2035.