A Xiaomi continua a expandir o seu território para além dos dispositivos móveis. O mais recente passo chama-se SU7 Ultra, um sedan elétrico que, além da habitual aposta em tecnologia, chega com credenciais desportivas reforçadas: versões preparadas para pista, fibra de carbono em abundância e um novo recorde de tempo no famoso circuito de Nürburgring Nordschleife.

A série SU7 Ultra chega ao mercado com duas variantes: o “Track Package”, pensado para entusiastas de condução em pista, e uma edição limitada Nürburgring, direcionada para colecionadores. A versão base começa nos 529.900 RMB (cerca de 63.000€), enquanto o pacote completo para pista sobe a fasquia para 629.900 RMB (75.000€). A edição Nürburgring, com especificações ainda mais extremas, será produzida em apenas 100 unidades e custa 814.900 RMB (cerca de 96.900€).

O objetivo da Xiaomi era claro: conquistar o circuito de Nürburgring, onde muitos construtores medem o pulso às suas máquinas. A versão protótipo do SU7 Ultra registou um tempo de 6:22.091 minutos, o que o coloca como o terceiro automóvel mais rápido de sempre no traçado alemão — e o mais rápido da marca, claro. O modelo de produção também já tinha estabelecido um recorde na categoria de sedans elétricos executivos, com um tempo de 7:04.957.
A performance não surge do acaso: o SU7 Ultra vem equipado com o sistema Hyper Tri-Motor da marca, com 1.548cv de potência, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,98 segundos (com rollout subtraído) e atingir os 350 km/h de velocidade máxima.

Fibra de carbono, suspensão de competição e bancos de corrida
Para quem procura mais do que o standard, o “Track Package” acrescenta uma série de elementos técnicos: jantes forjadas de 21 polegadas, pneus semi-slick da Pirelli, suspensão ajustável Bilstein EVO R, sistema de travagem Endless, tejadilho e cavas das rodas em fibra de carbono. Tudo isto a troco de mais 100.000 RMB (aproximadamente 18.900€).
A versão Nürburgring, por sua vez, é entregue com o pacote de pista incluído, mas vai mais longe: bancos tipo baquet certificados pela FIA, arnês de seis pontos, ausência de bancos traseiros (substituídos por uma estrutura semi-roll cage) e mais fibra de carbono — do capot ao spoiler traseiro. Um painel aerodinâmico inferior acrescenta até 44 kg de carga descendente em pista, embora esta peça esteja pensada apenas para utilização em circuito.

Apesar do visual radical e da ficha técnica de cortar a respiração, a Xiaomi sublinha que o SU7 Ultra é homologado para estrada.
Primeiro os smartphones, agora os automóveis
Com esta investida, a marca afirma a sua ambição em tornar-se uma referência também no setor automóvel, replicando a filosofia de integração tecnológica e engenharia de custo-eficiência que a popularizou no mercado mobile.
Por enquanto, o SU7 Ultra está disponível apenas na China, com pré-encomendas através da app Xiaomi EV ou do mini-programa no WeChat. Se o objetivo é competir com gigantes como a Porsche ou a Tesla, a Xiaomi parece ter arrancado com o pé direito — e bem carregado no acelerador!