A Mercedes-AMG revelou o Concept AMG GT XX, um protótipo de quatro portas que antecipa o que poderá ser o futuro da marca no universo dos modelos desportivos elétricos. Mais do que um exercício de design ou um estudo estático, este concept apresenta uma arquitetura de propulsão desenvolvida de raiz, com destaque para os três motores de fluxo axial e uma nova geração de bateria de alto desempenho.

Três motores, mais de 1000 kW, e um novo patamar de desempenho contínuo

O sistema de propulsão integra três motores elétricos de fluxo axial – dois no eixo traseiro e um no dianteiro – capazes de gerar mais de 1000 kW (1360 cv) de potência máxima, o que permite ao concept atingir velocidades superiores a 360 km/h. Os motores compactos são fornecidos pela britânica YASA, subsidiária da Mercedes-Benz, e estão organizados em dois módulos HP.EDU (High Performance Electric Drive Units), com um sistema de arrefecimento a óleo e inversores arrefecidos a líquido.

O motor dianteiro funciona como um apoio adicional: aciona-se apenas quando necessário, sendo desacoplado em condições de carga reduzida para reduzir perdas mecânicas.

Os motores elétricos começarão a ser produzidos em série na Mercedes-AMG em 2026.

A marca explica que os motores de fluxo axial oferecem muitas vantagens: são significativamente mais compactos, mais leves e, acima de tudo, mais potentes do que os motores elétricos convencionais (motores de fluxo radial). A potência específica dos motores de fluxo axial é cerca de três vezes superior à dos motores elétricos convencionais. Ao mesmo tempo, estes motores elétricos inovadores são cerca de dois terços mais leves e ocupam apenas um terço do espaço.
Num motor de fluxo axial, o fluxo eletromagnético circula paralelamente ao eixo de rotação do motor. Num motor elétrico convencional, por outro lado, circula perpendicularmente ao eixo de rotação. Num motor de fluxo axial, os componentes grandes têm a forma de discos finos. O estator está posicionado entre dois rotores nos lados esquerdo e direito. Esta disposição do estator e dos rotores permite uma transmissão de energia ideal aos rotores através do campo elétrico gerado pelo estator. No Concept AMG GT XX, esta combinação tem apenas nove centímetros de largura. Cada um dos dois motores na secção traseira tem cerca de oito centímetros de largura.

Nova bateria com arrefecimento célula-a-célula e 800 V

A bateria é outro dos elementos centrais do Concept GT XX. Com uma tensão superior a 800 V, recorre a células cilíndricas de formato alto e fino, alojadas num invólucro de alumínio soldado a laser, solução que melhora a dissipação térmica e reduz o peso. A química da célula combina um cátodo NCMA (níquel, cobalto, manganês e alumínio) com um ânodo rico em silício, oferecendo uma densidade energética de 300 Wh/kg e elevada durabilidade.

O sistema permite carregamentos ultrarrápidos: segundo a marca, é possível recuperar energia suficiente para cerca de 400 km em apenas cinco minutos, com uma potência de pico superior a 850 kW a 1000 A – desde que ligado ao novo posto de carregamento desenvolvido em parceria com a Alpitronic, que usa um cabo CCS convencional.

Interior reduzido ao essencial, exterior que comunica com luz e som

O habitáculo do concept apresenta um ambiente próximo ao de um carro de competição, com tons negros dominantes, apenas interrompidos por apontamentos em prata e laranja. Os dois grandes ecrãs – um de 10,25” e outro de 14” – estão inclinados para o condutor, enquanto o volante, inspirado no do AMG ONE, integra comandos multifunções e LED de indicação de carga e desempenho.

Já o exterior do Concept GT XX incorpora algumas experiências sensoriais inéditas. Um dos destaques é a pintura luminescente, que recorre à tecnologia de eletroluminescência para emitir luz em zonas específicas da carroçaria durante o carregamento – processo visual que funciona como “comunicação” entre veículo e utilizador. Para o conseguir, os especialistas em investigação e desenvolvimento utilizam tecnologia de eletroluminescência: pigmentos de cor especiais emitem luz em resposta a uma corrente alternada. Isto resulta numa pintura brilhante que é claramente visível no escuro. A pintura é composta por várias camadas condutoras e isolantes de eletricidade. A Mercedes AMG já testou com sucesso esta pintura num veículo de competição GT3 numa corrida de 24 horas em Nürburgring.

Outra inovação é a integração de altifalantes nos faróis, usados tanto para emitir som de condução como para alertas de proteção de peões. Na traseira, um painel com mais de 700 LEDs RGB programáveis (MBUX Fluid Light Panel) permite interações visuais em 3D, reforçando a ideia de um automóvel cada vez mais interativo e expressivo.

A promessa de produção e o que está em causa

Este AMG GT XX não é apenas um concept visionário: é um ensaio técnico de uma nova geração de modelos AMG puramente elétricos baseados na arquitetura AMG.EA. No próximo ano poderemos ter alguns destes desenvolvimentos nalgum modelo de produção. A promessa de uma experiência elétrica que rivaliza com a emoção da combustão é, no papel, apoiada por números impressionantes – resta ver como será transferida para a realidade da estrada e para os desafios da produção industrial e da infraestrutura de carregamento.

Concept AMG GT XX
Motores elétricosTipoTrês motores elétricos de fluxo axial
Potência máximakW (CV)Superior a 1000 (1360)
Transmissão Tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+
Velocidade máximakm/h> 360
Tempo de carregamento para uma autonomia de aproximadamente 400 km (WLTP)min~5
Potência de carregamento DC média numa ampla gama do estado de cargakW> 850
Tensão nominalV> 800
Comprimento/largura/alturamm5204/1945 (2130 com espelhos)/1317
Coeficiente aerodinâmico (cd) 0,198
Área projetada da secção dianteiram22,24
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