Depois da estreia auspiciosa com o sedan SU7, a Xiaomi entra agora oficialmente no competitivo segmento dos SUV elétricos com o YU7, um modelo de ambições claras: disputar espaço com o Tesla Model Y, o atual best-seller mundial da categoria.

O fabricante chinês, mais conhecido pelos smartphones e dispositivos inteligentes variados, apresenta o YU7 como um SUV de luxo e alto desempenho, recheado de tecnologia própria, materiais de qualidade e um argumento de peso — preço a partir dos 253.500 yuan (cerca de 30.000€), cerca de 10 mil yuan (cerca de 1200 euros) abaixo do Model Y na China.
A resposta do mercado chinês não se fez esperar: mais de 200.000 encomendas nos primeiros três minutos após o lançamento, segundo dados avançados pela marca na rede social Weibo.
Três versões, todas com autonomia generosa (mas com ciclo CLTC)
O YU7 chega em três variantes com autonomias generosas, ainda que os valores declarados sejam no mais favorável ciclo de homologação CLTC (China Light-Duty Vehicle Test Cycle):
Standard (RWD) – tração traseira e 835 km de autonomia declarada CLTC (o que deverá traduzir-se numa autonomia WLTP realista entre aproximadamente 625 e 710 km, segundo as nossas estimativas);
Pro (AWD) – tração integral e até 770 km CLTC (equivalente a cerca de 580 a 655 km WLTP);
Max (AWD) – performance elevada e entre 670 e 760 km CLTC, conforme configuração de jantes e pneus (o que corresponde a um intervalo estimado WLTP entre 500 e 645 km).
A versão de entrada, YU7 Standard, é de tração traseira, com um motor de 235 kW e uma bateria LFP de 96,3 kWh.
O YU7 Pro tem tração integral, adicionando um segundo motor, instalado no eixo dianteiro, com 130 kW, o que eleva a potência total desta versão para 365 kW.
O topo de gama, YU7 Max, também é de tração integral, mas garante maiores níveis de potência: o motor do eixo dianteiro tem 220 kW, ao passo que o motor traseiro possui 288 kW, para uma potência total combinada de 508 kW.

A versão Max acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,23 segundos, integrando uma série de componentes de topo como travões Brembo, jantes de 21’’ com pneus Michelin específicos e suspensão pneumática adaptativa.
Inédito modo anti-enjoo
Uma interessante particularidade é a existência de um modo de condução anti-enjoo. Para aqueles que são propensos a enjoos, a Xiaomi colaborou com o Hospital Huashan e o Hospital Beijing Tongren para desenvolver em conjunto um modo de alívio de enjoos. Depois de estudar o ritmo cardíaco, o movimento dos olhos, a condutância da pele e outras respostas, o chassis do Xiaomi YU7 foi ajustado com precisão para suavizar a inclinação, a rotação e os solavancos. Explica a marca que a aceleração é tão estável como a de um comboio de alta velocidade, a travagem regenerativa é calibrada para minimizar os solavancos e a oscilação da carroçaria é ainda mais reduzida através da suspensão adaptativa. Em testes, adianta a marca, isto reduziu a incidência de enjoos em 51% e atrasou o seu aparecimento em 16%.
Ecrã panorâmico e assistente inteligente
Ao volante, o condutor é acolhido por um ecrã panorâmico HyperVision projetado diretamente no para-brisas, num sistema que custa até três vezes mais do que os tradicionais HUD.

Há ainda um assistente de voz com IA, mascotes digitais para entreter os passageiros e integração melhorada com dispositivos Apple, incluindo Apple CarPlay, Apple Watch e iPad.
Por dentro, o destaque vai para a aposta em conforto e tecnologia: bancos com função de massagem e gravidade zero, materiais certificados para uso com pele sensível de bebés, até 36 compartimentos de arrumação, frigorífico inteligente e um sistema sonoro Dolby Atmos com 25 altifalantes. Os bancos traseiros podem ser rebatidos para trás, como os assentos dianteiros.

Ecossistema Xiaomi “Human x Car x Home”
O YU7 faz parte da visão mais alargada da Xiaomi para integrar mobilidade e tecnologia pessoal. A bordo, há espaço para tablets, sistemas de iluminação adaptável, sensores por gestos e ligação direta ao ecossistema Xiaomi Home. Até os utilizadores de iPhone têm direito a funcionalidades avançadas, incluindo desbloqueio via UWB (Ultra Wideband ou Banda Ultralarga) e envio de rotas diretamente para o automóvel.

Carregamento ultrarrápido e compatibilidade universal
A arquitetura elétrica de 800V permite carregamentos do 10% aos 80% em apenas 12 minutos e até 620 km de autonomia recuperada em 15 minutos. O sistema é compatível com 99% dos postos de carregamento públicos na China, reforçando a flexibilidade de utilização.

Segurança ao nível dos modelos de luxo
O YU7 mantém o foco na segurança, com estrutura híbrida em aço e alumínio, múltiplos reforços estruturais e um arsenal de sensores, câmaras e LiDAR para condução assistida. O sistema HAD da Xiaomi, suportado por 10 milhões de clips de treino e o chip NVIDIA Thor (700 TOPS), oferece assistência à condução de última geração, integrada de série em todas as versões.
Xiaomi vs Tesla: o combate alinha-se
Com este modelo, a Xiaomi mostra que não está no mercado automóvel para ser apenas uma curiosidade. O YU7 entra diretamente na rota do Model Y, oferecendo mais potência, mais autonomia (em teoria), mais luxo e um preço de entrada mais competitivo.
Por agora, o lançamento é exclusivo da China, mas o sucesso instantâneo nas encomendas poderá acelerar planos de internacionalização. Se o Xiaomi SU7 já mostrou que a marca é para levar a sério, o YU7 pode ser o trunfo definitivo para abalar o domínio da Tesla — pelo menos, no maior mercado de veículos elétricos do mundo.
Resta saber quando é que a Xiaomi se atreverá a exportar esta ambição.