Foto: Bosch

Atualmente, a inteligência artificial está presente em todo o lado. A Bosch, que reconheceu desde cedo as oportunidades que esta tecnologia oferece, tem vindo a introduzi-la m todas as áreas do seu negócio. A empresa refere que, atualmente, todos os produtos da Bosch contêm inteligência artificial ou são fabricados com a sua ajuda. A empresa alcançou este objetivo em 2023, dois anos antes do previsto. No Bosch Tech Day 2025, a Bosch apresentou soluções inteligentes baseadas em IA desenvolvidas por toda a empresa – desde o controlo de autonomia para e-bikes até à deteção de incêndios florestais. Temos aqui um apanhado de alguns destes equipamentos inteligentes:

Forno: O inteligente forno Bosch Série 8 está equipado com sensores, câmaras e inteligência artificial. Com a ajuda destes elementos, o forno é capaz de reconhecer cerca de 80 pratos e definir automaticamente o método de confeção e a temperatura ideais. Para muitos pratos, é até possível selecionar individualmente o grau de douramento.

Range Control: Nas e-bikes, a inteligência artificial ajuda a eliminar a ansiedade relacionada com a autonomia. Com a funcionalidade de Range Control baseada em IA, os ciclistas que se preparam para iniciar uma viagem podem usar a aplicação eBike Flow para definir o nível de carga da bateria com que gostariam de chegar ao destino. O sistema inteligente ajusta automaticamente o apoio, tendo em conta fatores como o peso do sistema, a inclinação da rota e o estilo de condução individual.

Sensor de fitness inteligente com IA: Graças ao novo sensor inteligente BHI385 da Bosch Sensortec, os rastreadores de fitness e os smartwatches conseguem detetar com fiabilidade rotinas de exercício altamente dinâmicas e fornecer feedback detalhado sobre a sua execução. Este sensor da Bosch é uma potente unidade de medição inercial (IMU) inteligente, totalmente programável, com software de IA autodidata, o que permite ao sensor aprender novos movimentos.

Produção de baterias com base em IA: A Bosch Manufacturing Solutions oferece uma solução inteligente de soldadura a laser “em movimento”, guiada por sistemas óticos, que permite a ligação perfeita e altamente eficiente dos terminais das células das baterias, com o apoio da automação de última geração e do processamento de dados em tempo real. A integração da orientação ótica com a soldadura a laser contínua resulta em ciclos de produção mais rápidos, feedback de qualidade imediato (graças à avaliação em tempo real) e redução da manutenção. Esta solução combina deteção de anomalias assistida por IA com análise da causa raiz, para otimizar a monitorização dos processos de fabrico. Modelos de deep learning monitorizam vários sinais em tempo real, permitindo a deteção imediata de erros, ineficiências ou desvios.

Revol: O berço inteligente Bosch Revol permite monitorizar os sinais vitais de uma criança, como a frequência cardíaca e respiratória. O seu software emite também alertas atempados caso um peluche ou manta esteja a obstruir as vias respiratórias da criança, ou se esta estiver a chorar.

Berço inteligente Bosch Revol

E, se o recém-nascido tiver dificuldades em adormecer, o berço pode embalá-lo automaticamente até que adormeça. Os utilizadores podem escolher se os dados registados pelo berço são armazenados de forma encriptada nos servidores da Bosch ou se permanecem offline, dentro do ambiente doméstico.

Agentes de IA pré-fabricados: Com o Agentic AI Framework da Bosch Connected Industry, os clientes podem combinar facilmente agentes de IA em sistemas multiagente e personalizá-los conforme necessário. Estes agentes são especialmente concebidos para responder às necessidades das operações de fabrico. Por exemplo, é possível desenvolver aplicações escaláveis que ajudem os colaboradores da produção a utilizar comandos de voz para resolver avarias em máquinas, criar relatórios ou fazer registos no diário de turno. Os sistemas multiagente podem ainda apoiar o planeamento de pessoal ou a configuração de software. Muitas outras aplicações são igualmente possíveis.

Deteção de incêndios florestais: Um serviço da Bosch Building Technologies permite detetar sinais iniciais de combustão em florestas, antes que deflagre um incêndio de grandes proporções. Os sensores são capazes de “cheirar” os gases do fumo e comunicar o perigo, juntamente com outras informações relevantes, através de um portal baseado na cloud para um centro de controlo, que pode rapidamente iniciar medidas de resposta. Além disso, a Bosch pode operar drones a partir dos seus próprios centros de controlo, enviando-os para o local do incêndio e fornecendo imagens aéreas em vídeo ao vivo. A inteligência artificial treina os sensores e avalia continuamente as informações – por exemplo, a composição das combinações de gases.

Detetor de paredes: A Bosch está também a aplicar a inteligência artificial no domínio da tecnologia de medição. Um exemplo disso é o detetor de paredes Bosch, que utiliza várias tecnologias de sensores para identificar diferentes materiais nas paredes, como cabos elétricos, vigas metálicas e espaços ocos. No futuro, os sinais de radar serão processados com o apoio de IA, através de algoritmos avançados e redes neurais. Isto permitirá detetar, localizar e classificar objetos dentro das paredes com ainda maior precisão.

Artigo anteriorUE propõe prolongar até 2031 isenção de portagens a veículos pesados limpos
Próximo artigoDongfeng BOX aumenta garantia geral e da bateria elétrica