Depois de relançar o Renault 4 em versão 100% elétrica e como veículo de ligeiro de passageiros, a marca francesa aposta agora numa variante comercial – o Renault 4 E-Tech Elétrico Van –, especialmente concebida para profissionais, distribuidores e empresas de serviços que atuam sobretudo em ambiente urbano.

Homologado como veículo N1, o novo Renault 4 Van não pode ser convertido em versão de passageiros (M1), reforçando a sua vocação profissional. Para maximizar a capacidade de transporte, a marca substituiu os bancos traseiros por um piso plano e reforçado em plástico, acrescentou ganchos de fixação e um painel de retenção de carga.

O volume útil chega aos 940 dm3 (1.045 litros), incluindo um compartimento de 55 litros sob o piso – ideal para guardar cabos de carregamento e outros acessórios. A carga útil pode atingir até 375 kg e a área de carga tem 1,20 m de comprimento, permitindo transportar ferramentas, embalagens ou mercadorias de última milha com facilidade.
A Renault propõe duas versões de motorização e autonomia, adaptáveis às necessidades de cada cliente:
Autonomia Urbana – motor de 90 kW (120 cv) com bateria de 40 kWh, para até 308 km (ciclo WLTP).
Autonomia Conforto – motor de 110 kW (150 cv) e bateria de 52 kWh, garantindo até 409 km (ciclo WLTP).
Ambas as variantes estão equipadas com carregador bidirecional de 11 kW AC, permitindo funções de Vehicle-to-Load (V2L) ou Vehicle-to-Grid (V2G), e carregamento rápido DC (80 kW para a bateria de 40 kWh e 100 kW para a de 52 kWh), completando 15 a 80% em apenas 30 minutos.

Produzido na fábrica Ampere de Maubeuge, em França, o Renault 4 E-Tech Elétrico Van passa ainda pelas mãos da Qstomize, empresa especializada em transformação de veículos, que assegura a sua adaptação às necessidades dos clientes profissionais.
Quanto vai custar?
Ainda não há dados para Portugal, mas em Espanha o novo 4L Van Elétrico (viatura comercial) custa €23.954 e o 4L de ligeiro de passageiros tem um preço de €28.771.
Se transpusermos esta lógica de diferencial de preços para Portugal, onde o 4L de ligeiro de passageiros tem um preço a partir de €29.500, o furgão de mercadorias 4L poderá custar cerca de €24.600 antes de impostos.
Um apontamento curioso: o Renault 4F original foi um marco no transporte de pequenas cargas nos anos 1960 e 1970. Agora, com esta versão E-Tech, a marca dá continuidade ao legado, mas com um toque de modernidade, conectividade e zero emissões.








