A dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em Kia EV3, da equipa New Energy Team, apoiada pelo Welectric, sagrou-se vencedora do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO (CPNE) 2025, bem como do Iberian Eco Rallye Challenge. Os títulos foram conquistados após o Eco Rally Madeira 2025, penúltima prova do CPNE e última do troféu ibérico, que se disputou este último sábado.

Para além dos títulos nacional e ibérico, a Kia ainda venceu o título CPNE na categoria Equipas, fruto do resultado alcançado pelas duas duplas neste campeonato.

Ao volante do Kia EV3, as duplas Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano/Ivo Tavares conquistaram, respetivamente, os terceiro e segundo lugares na prova realizada na Madeira, classificações que os coroaram campeões, isto numa prova ganha pela dupla vice-campeã mundial em título Guido Guerrini e Artur Prusak (em Kia e-Niro), equipa que também venceu a classificação combinada na Categoria 1. Já na categoria 2, no primeiro lugar ficou a dupla francesa Romain Landreat/Alexandre Stricker

Veja a classificação final aqui.

O pódio do Eco Rally da Madeira: Guido Guerrini/Artur Prusak (1º), Nuno Serrano/Ivo Tavares (2º) e Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo (3º)

O Eco Rally da Madeira foi a 5ª etapa e penúltima do Campeonato de Portugal de Novas Energias — Prio 2025 e a 4ª e última do Iberian Eco Rally Challenge.

Também após a prova na Madeira a equipa Kia-ACP Electric–BP, composta por duas duplas, assegurou o título de Campeã Nacional por equipas na edição 2025 do CPNE – Prio.

“Esta foi uma prova com bastantes desafios, em especial pela presença de vários pilotos estrangeiros, que poderiam complicar as contas para os campeonatos”, detalhou Carpinteiro Albino, no final da prova, assumindo que, para o Eco Rally Madeira “o nosso foco era conseguir assegurar o campeonato nacional a uma prova do final da temporada, bem como consolidar a nossa vantagem para o título ibérico”.

Na hora da consagração, Carpinteiro Albino fez questão de dedicar os títulos conquistados “aos nossos parceiros Kia, ACP Electric, BP, Fidelidade Seguros e Welectric, que renovaram a aposta nesta equipa em 2025”.

Eduardo Carpinteiro Albino

O experiente piloto recordou também Fernando Stock, avô da sua esposa que, em 1956, foi o 1º Campeão de Portugal de Ralis e Campeão Ibérico: “Foi e é uma grande referência para mim. A conquista do Campeonato de Portugal e do Campeonato Ibérico inspiraram-me e tinha eu também estas duas conquistas como objetivo”.

Refletindo sobre mais este ano de participação nas provas de regularidade em veículos elétricos, Carpinteiro Albino destaca que “a crescente diversidade de concorrentes e competitividade que assistimos no CPNE é um sinal claro da afirmação da mobilidade elétrica e, acima de tudo, de como este tipo de tecnologia permite conciliar a diversão ao volante e a sustentabilidade”.

Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo sagram-se campeões nacionais no Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio 2025 e conquistaram também o título ibérico.

Por seu lado, Nuno Serrano, piloto do outro EV3 da New Energy Team do Kia – ACP Electric – BP, corrobora a opinião de Carpinteiro Albino, apontando a “evolução notória do campeonato, tanto em termos de competitividade como de qualidade dos participantes” e acrescentou que os resultados obtidos “refletem o trabalho consistente da equipa e o compromisso da Kia com a mobilidade elétrica de alto desempenho”. Serrano sublinhou ainda que “participar com um veículo 100% elétrico já não é apenas uma demonstração tecnológica, é uma verdadeira experiência de rigor na condução”.

O Eco Rally Madeira 2025, prova integrada no Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, uma competição do universo FPAK, assumiu este ano uma forte projeção internacional, fruto do facto de, pela primeira vez, ser uma prova pontuável para a FIA Eco Rally Cup, o campeonato mundial de viaturas elétricas, promovido pela Federação Internacional do Automóvel.

Esta etapa, organizada pela New Wave – Atlantic Automobile Association, contou com a participação de 32 equipas, entre as quais se destacaram nove formações estrangeiras oriundas da Chéquia, da Eslovénia, da Bulgária, de França, de Espanha, de Itália, da Polónia e do Reino Unido.

A última prova do CPNE será corrida em 25 e 26 de outubro, em Fafe, com o Fafe Eco Rally. Contudo, a New Energy Team do Kia-ACP Electric-BP terá antes dessa competição outra prova para disputar, o E-Rally de Monte Carlo a realizar de 15 a 18 de outubro.

Artigo anteriorToyota integra camiões a hidrogénio nas operações logísticas europeias
Próximo artigoDacia já tem a fórmula para um ultracompacto elétrico de 15 mil euros