Com a chegada do outono chegam também os dias mais curtos, com menos horas de luz natural. A questão do conforto habitacional ganha relevo, dado que os dias começam a arrefecer e as janelas inteligentes surgem, neste contexto, como uma hipótese para aumentar esse conforto. A empresa de janelas de telhado Velux considera que a tecnologia pode apresentar-se como uma aliada. Explica a Velux que, com janelas inteligentes e sistemas de automatização, a casa pode adaptar-se às necessidades de cada um: “A gestão da entrada de luz, da ventilação e da proteção dos espaços, torna-se automática e intuitiva, garantindo um maior conforto em qualquer altura do dia”, aponta.
“Acordar com luz natural suave, ventilação da casa durante o dia e fecho automático ao anoitecer. Tudo sem precisar de pensar. Através de um sistema automático é possível configurar cenários adaptados aos seus hábitos: as janelas abrem sozinhas de manhã, ajustam-se ao longo do dia e fecham-se automaticamente quando escurece ou quando o tempo muda”, afirma a empresa.
Controlo das janelas, onde quer que esteja
Independentemente do proprietário se encontrar, se dentro ou fora de casa, o facto de as janelas serem inteligentes permite que sejam controladas à distância. “Esqueceu-se de fechar uma janela antes de sair? Com a automatização, pode ajustar janelas, cortinas e estores a partir do telemóvel ou com comandos de voz compatíveis com Hey Google e Apple HomeKit. É possível controlar vários produtos em simultâneo e até reagir automaticamente às condições climatéricas”, refere a empresa.

“Cada divisão tem as suas necessidades. Com a automação inteligente, é possível ajustar a intensidade da luz natural e a ventilação de forma precisa, através de cenários pré-definidos ou totalmente personalizados. O resultado? Espaços equilibrados, confortáveis e prontos para qualquer atividade — desde trabalhar em casa até relaxar ao final do dia”, afirma a Velux que desenvolveu uma App para gerir todos os seus produtos a partir do telemóvel.









