O Renault Twingo Z.E. é um pequeno utilitário elétrico de cinco portas apresentado em 2020 e produzido na fábrica de Novo Mesto (Eslovénia) na Revoz, subsidiária da Renault.
O seu motor e restantes componentes elétricos são produzidos na fábrica Cléon.
O Twingo Z.E. tem um pack de bateria de 22 kWh e um carregador in-board de corrente alterna (AC), que aceita uma potência de carga de 22 kW.
A Renault avança que, no ciclo WLTP, o Twingo Z.E. consegue percorrer, em ambiente urbano, até 250 km com uma carga de bateria.
Os consumos homologados são para o Twingo Z.E. com jantes de 15”.
O preço é uma estimativa, já que não foi ainda divulgado valor oficial em Portugal.
Autonomia real
Autonomia (cidade, frio)
135 km
Autonomia (cidade, moderado)
207 km
Autonomia (autoestrada, frio)
90 km
Autonomia (autoestrada, moderado)
117 km
Autonomia (combinado, frio)
108 km
Autonomia (combinado, moderado)
153 km
Estimativa de autonomia em condições reais e diferentes condições atmosféricas. Tempo frio refere-se a temperaturas de -10 Cº e climatização ligada. Tempo moderado com temperaturas até 23 Cº, sem ar condicionado. A autonomia efetiva dependerá da velocidade, estilo de condução, meteorologia e condições do pavimento.
Desempenho
Aceleração (0-100 km/h)
12.8 s
Potência
60 kW/82 cv
Velocidade máxima
135 km/h
Binário
160 Nm
Tração
Traseira
Autonomia elétrico
126 km
Bateria e carregamento
Capacidade
23 kWh
Capacidade útil
21.3 kWh
Localização porta carregamento
Traseira, direita
Tipo porta carregamento
Type 2
Tempo carregamento AC
(0->126km) 1h15
Potência carregamento
22 kW AC
Velocidade de carregamento
109 km/h
Consumo Energético
WLTP
Autonomia
180 km
Emissões CO2
0 g/km
Consumo global
165 Wh/km
Consumo global equivalente
1.9 l/100
Consumo do veículo
118 Wh/km
Consumo de veículo equivalente
1.3 l/100
Real Welectric
Autonomia
126 km
Emissões
0 g/km
Consumo do veículo
169 Wh/km
Consumo do veículo equivalente
1.9 l/100
Consumo global: dados fornecidos oficialmente pelo fabricante. Incluem perdas no carregamento. Consumo do veículo: cálculo da quantidade de energia gasta para a propulsão e para os sistemas embarcados.